
08 de Março: Dia Internacional da Mulher
- História do 8 de março
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Mulher...
Que traz bleza e luz aos dias mais difíceis
Que divide sua alma em duas
Para carregar tamanha sensiblidade e força
Que ganha o mundo com sua coragem
Que traz paixão no olhar
Mulher...
Que luta pelos seus ideais
Que dá a vida pela sua família
Que ama incondicionalmente
Que se arruma, vence o cansaço
Mulher...
Que chora que ri
Mulher que sonha...
Tantas mulheres, belezas únicas, vivas
Cheias de mistério e encanto
Mulheres que deveriam ser lembradas
Amadas, admiradas todos os dias...
Para você mulher tão especial...
Feliz dia Internacional das Mulheres!
(Autor desconhecido)
E a minha mensagem para vocês, alunas do Tancredo é:
Conquistem sua independência! Ajudem aqueles que precisam! Busquem sua auto-estima! E nunca deixem que alguém destrua isso, jamais! Nada de bancar a "Maria do Bairro"...
CAROLINE ALEXANDRIA, 2ºA
Nenhum comentário:
Postar um comentário